Em gestão corrente ...como o País...

Janeiro 18 2009

    

Descendo a judiaria

ou subindo pela porta da muralha,

do lado de Espanha

chega-se a esta graciosa fonte

toda em mármore.

     

     

Fonte da Vila

   Classificado como IIP (Imóvel de Interesse Público) desde 1953, é o Ex-Líbris da Vila, constitui um monumento que se destaca entre outros, não só pelo seu valor artístico, como pelo conjunto arquitectónico e urbanístico em que está inserida. Situa-se em pleno Largo Dr. Frederico Laranjo.

   Analisando-se a planta de delimitação do bairro judeu de Castelo de Vide, pode concluir-se que a fonte estava integrada no mesmo. Este existiu desde o séc. XIV ao séc. XV. A fonte foi um foco de desenvolvimento radial de ruas que se desenvolveram à sua volta, deduzindo-se que terá sido construída no séc. XVI, no reinado de D. João III, embora também seja provável que a sua construção seja de várias épocas, em que no início terá existido apenas uma nascente, inicialmente transformada numa pequena fonte de água potável, que no séc. XVI foi mandada construir.

   A forma do tanque principal é rectangular e delimitado por lajes graníticas dispostas na vertical do qual saem seis colunas de mármore que sustentam uma cobertura piramidal que remata em pinha. Ao centro do tanque ergue-se um corpo discóide com quatro bicas simétricas e sobre este, um outro paralelepípedo, decorado com as Armas de Portugal, as do Concelho e com duas figuras de meninos. Este conjunto é rematado por uma pinha em forma de flor de acanto ou tulipa.

   Ao lado possui um outro tanque, rectangular, destinado a animais bestas e cavalares.

(Fonte: Câmara Municipal de Castelo de Vide)

 


  

 

 


Realmente é uma fonte linda! Basta ser da minha terra! Nesta fonte corre presentemente, creio eu, se estou bem informada, a água das termas, que, de momento, estão desactivadas, o que é lamentável. Eu própria já me curei com elas, criança ainda, e até hoje o problema ficou resolvido. É pena que a autarquia delegue para outros planos este assunto.... Uma "fonte" de receitas que ajudava a todos....
Maria Soares a 19 de Janeiro de 2009 às 10:17

Cara leitora:
Tem toda a razão!
Em Castelo de Vide o que é que não é bonito?
Provavelmente apenas o novo C. de Saúde e aquele frizo horrível de casas que estão a construir à entrada, do lado dº.
Tudo o resto constitui "luar de culto".
Se clicar na "Tag" "Castelo de Vide" no lado esquerdo do meu blogue, encontrará muitas maisfotografias da sua terra (e minha...por adopcão!)
Cordiais saudações.
António Ventura

Isto e fixe
Lmnu a 25 de Maio de 2012 às 15:21

mais sobre mim
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
16

20
21

25
31


links
pesquisar
 
blogs SAPO