Em gestão corrente ...como o País...

Novembro 04 2008

 

Gestão no Reino Animal

   Todos os dias, a formiga chegava cedinho à oficina e desatava a trabalhar.
   Produzia e era feliz.
   O gerente, o leão, estranhou que a formiga trabalhasse sem supervisão. Se ela produzia tanto sem supervisão, melhor
  produziria se fosse supervisionada.
   E contratou uma barata, que tinha muita experiência como supervisora e fazia belíssimos relatórios.
   A primeira preocupação da barata foi a de estabelecer um horário de trabalho para entrada e saída da formiga.
   De seguida, a barata precisou de uma secretária para a ajudar a preparar os relatórios e contratou uma aranha que além do mais, organizava os arquivos e controlava as ligações telefónicas.
   O leão ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com índices de produção e análise de tendências, que eram mostrados em reuniões específicas para o efeito.
   Foi então que a barata comprou um computador e uma impressora laser e admitiu a mosca para gerir o departamento de informática.
   A formiga, de produtiva e feliz, passou a lamentar-se com todo aquele universo de papéis e reuniões que lhe consumiam o tempo!
   O leão concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga operária trabalhava.
   O cargo foi dado a uma cigarra, cuja primeira medida foi comprar uma carpete e uma cadeira ortopédica para o seu gabinete e substituir a iluminação por luz ambiente.
   A nova gestora, a cigarra, precisou ainda de um computador portátil com placa 3,5G e de uma assistente (que trouxe consigo do seu anterior emprego) para ajudá-la na preparação de um plano estratégico de optimização do trabalho e no controlo do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que deixou de cantarolar e a cada dia que passava se mostrava mais enfadada.
   Foi nessa altura que a cigarra convenceu o gerente, o leão, da necessidade de fazer um estudo sobre o clima organizacional.
   Ao considerar as disponibilidades, o leão deu-se conta de que a Unidade em que a formiga trabalhava já não rendia como antes; e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico e sugerisse soluções.
   A coruja permaneceu três meses nos escritórios e fez um extenso relatório, em vários volumes que concluía da seguinte forma:
"Há muita gente nesta empresa".
   Adivinhem quem o leão começou por despedir?
  A formiga, claro!!!... Porque "andava muito desmotivada e aborrecida e estava a criar mau ambiente de trabalho"!!!
   

 

emgestaocorrente às 22:03

mais sobre mim
Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
13
14

20
21
22

24
25
26
28



links
pesquisar
 
blogs SAPO